Circulo Dourado na Manutenção

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

A fim de agregar valor para o cliente, vamos apresentar o Círculo Dourado aplicado ao processo de Manutenção, pois trata-se de uma metodologia simples, criada inicialmente para ter sucesso nas vendas, baseada em 3 círculos: Porquê, Como e O quê.

Conforme Simon Sinek (2012), criador do método “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”

Então, devemos começar pelo centro e definir o PORQUÊ, ou seja, a razão de existir, o propósito da Manutenção.

O segundo passo é definir o COMO, isto é, a maneira que os Gestores e a Equipe de Manutenção fazem para entregar valor ao seu cliente.

E por fim, responder O QUÊ, este sim refere-se ao serviço de alto valor agregado prestado pela Manutenção.

A esses três círculos, acrescentamos mais um, tão importante quanto os outros, o QUEM, que define os responsáveis por cumprir o propósito, entregar valor e executar as atividades propostas de Manutenção.

Assim, ao aplicar o círculo dourado no processo de manutenção, podemos dizer que ela existe para garantir a sustentabilidade do negócio e agregar valor às partes interessadas, faz isso, a partir do gerenciamento do ciclo de vida do ativo a fim de equilibrar o desempenho, os custos e os riscos. Através da prestação de serviços de manutenção e engenharia realizados pela liderança e equipe de manutenção.

Com isso, a Manutenção está preparada para iniciar a jornada lean.

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conteúdo Relacionado