Por que mapear os sistemas e processos da organização?

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Podemos destacar que o ponto de partida para a Manutenção Lean é conhecer os clientes e definir o que é valor para cada um deles, a fim de traçar a melhor estratégia para fornecer serviços de alto valor agregado. 

Na prática, fazemos isso, através do mapeamento dos sistemas e processos da organização.  

Assim, precisamos conhecer as estruturas ordenadas hierarquicamente em níveis que representam o sistema organizacional e todos os bens da empresa que possuem um valor financeiro.

Isso, corresponde ao local físico onde o equipamento vai ser instalado e representa uma posição no layout da fábrica. Cada empresa deve obedecer seus próprios critérios para mapear os sistemas e processos.

Aqui vai um exemplo de como os sistemas e processos podem ser ordenados: planta, unidade de negócio, fábrica, linha, seção e equipamentos. É importante manter uma regularidade na atualização deste mapeamento.

A partir disso, conseguimos definir claramente a necessidade específica de cada elemento desse sistema e processo. De modo geral, as necessidades são por produtividade, qualidade, segurança, confiabilidade e crescimento pessoal.

Estas necessidades têm como base as metas estratégicas da organização que se transformam por sua vez em investimento para planejamento e sustentabilidade do negócio, estão diretamente relacionadas com o desempenho do sistema, otimização do custo e risco.

Desta forma, conseguimos conhecer a instalação e seus equipamentos, além disso, suas funções e necessidades.

O próximo passo é criar a estratégia de manutenção para entregar serviços de alto valor agregado. Para que isso aconteça precisamos saber como estes equipamentos podem falhar, saber quais as consequências destas falhas; definir as atividades, periodicidade, responsáveis, métodos de trabalho para evitar essas falhas e por fim executar e controlar estas atividades.

Por exemplo, para a processo de Manutenção oalvo decisivo no mapeamento é enxergar claramente e conhecer o processo, estabelecer seus pontos de “início” e “fim”. Além disso, realizar uma análise crítica, no mínimo para responder as seguintes perguntas:

  • Este processo é realmente necessário? Agrega valor?
  • Qual é o impacto do processo para a empresa?
  • Como está seu desempenho?
  • Como devemos medir sua eficiência e eficácia? Poderia ser melhor?
  • O processo é capaz de atender aos objetivos definidos?
  • Existem gargalos, sub processos ou atividades chave?
  • As responsabilidades estão definidas?
  • Quem são os clientes do processo e quais são suas expectativas?
  • Quais são as interfaces com outros processos e como estão funcionando?
  • Quais são os fatores críticos do sucesso? Como estão desempenhando?
  • Que ferramentas são utilizadas?
  • Elas são eficientes e contribuem para o desempenho do processo?
  • Qual é o entendimento a respeito do processo?
  • Existem atividades duplicadas ou não executadas?

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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