Estratégias da Manutenção

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

É consenso que o setor de manutenção deve estar estruturado estrategicamente, ou seja, deve mapear, acompanhar e controlar seus processos e atividades de forma sistemática, fornecendo soluções eficazes para otimização de resultados que impactem positivamente na eficiência do processo produtivo.  Lembrando, a estratégia é um plano antecipado do que fazer para competir e ser bem-sucedido, então este plano deve agregar as principais políticas, objetivos, metas e ações da Manutenção.  Segundo Vicente Falconi Campos, estratégia é a “Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. ” Afinal, qual seriam as melhores estratégias de eficiência (fazer certo as coisas), eficácia (fazer as coisas certas) avaliação (determinar o valor agregado) e melhoria (aperfeiçoar o que está sendo feito) para Manutenção.

  1. Por que é tão importante que a Manutenção seja estratégica? Simplesmente porque os serviços executados e entregues pela Manutenção impactam diretamente na disponibilidade e performance dos equipamentos e na qualidade dos produtos bem como na produtividade e competitividade do negócio. As estratégias e o aperfeiçoamento de suas respectivas técnicas estão relacionados ao aumento do ciclo de vida dos ativos.
FOCO ESTRATÉGIA TÉCNICA
Eficácia Definir indicadores desempenho

Definir ativos prioritários e manutenção

Intervir imediatamente nos  pontos fracos de maior impacto

Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs); Indicadores Balanceados de Desempenho (BSC)

Análise de Criticidade (CA); Matriz de Criticidade (CM)

Análise Causa-Raiz de Falhas (FRCA ou RCFA), Análise do Modo e Efeito de Falha (FMEA), Método de Análise e Solução de Problemas (MASP).

Eficiência Planejar planos e recursos da manutenção preventiva

Otimizar a programação e    recursos do plano preventivo

Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM); Análise do Modo, Efeito e Criticidade de Falhas (FMECA)

Análise de Risco de Otimização de Custo (RCO)

Avaliação Avaliar e controlar a manutenção

Analisar ciclo de vida dos ativos,       otimização e substituição

Análise da Confiabilidade (RA) e Método do Caminho Crítico (CPM)

Análise do Custo do Ciclo de Vida (LCCA)

 

Melhoria Melhorar continuamente e utilizar novas técnicas Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance – TPM)

 

  1. O indicador mais utilizado na gestão da manutenção para medir a eficiência dos equipamentos é OEE (Overall Equipamento Effectiveness), Eficiência Global dos equipamentos:

DISPONIBILIDADE: Tempo de operação/ Tempo programado para operar

PERFORMANCE: Produção real /Produção ideal

QUALIDADE: Produtos bons – Produtos defeituosos/ Produtos bons

 

Classificação OEE:

 

Dicas GÊNESIS

  • No Planejamento Estratégico da Manutenção é essencial considerar as perspectivas da Manutenção: Diretrizes e Estratégias; Mantenabilidade; Confiabilidade; Proatividade e Excelência. Além disso, é de extrema importância fazer a auto avaliação do grau de maturidade da manutenção.

Conteúdo Relacionado