Manutenção e a Convergência das Tecnologias de Gestão

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Apresentamos nesta edição a conclusão de um estudo realizado com o objetivo de identificar os pontos de convergência das tecnologias de gestão praticadas de forma eficaz em organizações consideradas benchmarking. E, que contribuem de forma significativa para o aumento da produtividade, competitividade, melhoria da sustentabilidade e lucratividade do negócio.

Em nossa concepção Gestão é Ação, tem como alvo principal a maximização de resultados com o mínimo de esforços e recursos para cumprir os objetivos organizacionais. Segundo Vicente Falconi “Gestão é promover resultados, é resolver problemas, promover mudanças, buscar métodos. ” Assim sendo, para fazer gestão é essencial fazer as coisas com e em prol das pessoas. Os pontos chaves da gestão são: estratégia, estrutura, comunicação, cultura, sistemas e processos. Por consequência, isso envolve planejamento, organização, liderança, execução e controle.

No caso, a convergência das tecnologias de gestão se refere aos pontos de encontro comuns e mostra os elos de ligação entre as filosofias, metodologias e técnicas utilizadas no STP, TPM, WCMM, Asset Management, Lean Maintenance, Industry 4.0.  

Cabe destacar que essas tecnologias visam a solução de problemas de forma definitiva e a melhoria continua em processos e práticas do dia a dia. Mas, muitas vezes, quando aplicadas de forma isolada ou fragmentada em fórmulas instantâneas de resolução de problemas acabam criando pessoas resistentes as mudanças porque atacam apenas os sintomas ao invés de suas causas.

A seguir, relembramos de forma resumida do que se trata cada uma delas:

  • TPS  – Toyota Production System (STP): Sistema de produção desenvolvido pela Toyota Company, visando aumentar a produtividade e a eficiência do processo produtivo, eliminado os desperdícios (ex: zero estoque).
  • TPM – Total Productive Management: Filosofia de trabalho que visa a eliminação total das perdas e desperdícios na busca da máxima eficiência do processo produtivo através da integração homem, máquina e empresa.
  • WCMM – World Class Maintenance Management: São empresas que procuram a excelência operacional nos serviços de manutenção, visa aumentar o desempenho de seus processos a fim de garantir a segurança, produtividade e a qualidade, bem como a redução de custos de manutenção.
  • Asset Management: Sistema de Gestão de Ativos visa o equilíbrio de custos, oportunidades e riscos versus o desempenho desejado dos ativos, para alcançar os objetivos organizacionais (ciclo de vida do ativo – adquirir e projetar, operar e manter, descartar ou restaurar).
  • Lean Maintenance: Manutenção Lean agrega valor para os clientes e elimina os desperdícios, além de desenvolver a confiança, competência e capacidade de cada colaborador (valor na manutenção, fluxo de valor na manutenção, fluxo continuo na manutenção, manutenção puxada, perfeição na manutenção).
  • Industry 4.0: Industria 4.0 é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

Então, basicamente, os pontos de convergência são Agregar Valor, Eliminar Desperdícios, Respeitar e Desenvolver Pessoas bem como a Aprendizagem e Melhoria contínua.

Tudo isso, produz uma nova forma de pensar e agir com benefícios para a própria empresa, os acionistas, os funcionários, os clientes, a comunidade onde está inserida e a sociedade como um todo. Isso abrange:

  • Gerar valor para o propósito do negócio alinhado ao propósito das pessoas;
  • Garantir a Disponibilidade, Produtividade, Qualidade e Segurança;
  • Promover a Confiabilidade Intrínseca e Operacional dos ativos;
  • Envolver as pessoas na melhoria continua para eliminar perdas e desperdícios;
  • Respeitar à Cultura organizacional;
  • Executar as melhores práticas (benchmarking);
  • Introduzir mudanças no mindset (mentalidade de crescimento);
  • Qualificar a inteligência organizacional de forma integral;
  • Formar equipes de alta performance;
  • Possibilitar a interface entre as tecnologias e as pessoas.

O acesso ao entendimento dessas tecnologias de gestão permite ao time de manutenção construir uma manutenção que gera valor e é valorizada, consequentemente, assumir o protagonismo que merece no âmbito organizacional. Também possibilita compreender o posicionamento estratégico e de atuação para entregar serviços de alto valor agregado, visando: aumento do desempenho dos equipamentos; racionalização dos custos; simplificação dos processos; eliminação dos desperdícios; uso pleno dos recursos; desenvolvimento e qualificação gestores e equipes de manutenção.

Acreditamos que tudo inicia com a aplicação do pensamento lean no processo e nas práticas da gestão da manutenção, focalizando em agregar valor aos clientes e eliminar desperdícios por meio do respeito e desenvolvimento dos profissionais de manutenção.

Depois, o entendimento de que a atuação efetiva da manutenção deve estar direcionada para o ciclo de vida do ativo, a fim de melhorar o desempenho, diminuir os custos e reduzir os riscos.

Finalmente, se adapta e utiliza de forma criteriosa e estratégica o RCM, TPM, WCM e Industria 4.O em todo o ciclo de vida do ativo a fim de garantir a excelência no desempenho da manutenção e a satisfação de seus clientes.

É muito importante avaliar o grau de maturidade da manutenção, o grau de criticidade dos equipamentos e a necessidade latente do negócio para que essas metodologias e técnicas alcancem a eficiência organizacional projetada.

Fique atento, o time de Manutenção formado pela Equipe Técnica, PCM, Gestão, Engenharia deve estar alinhado as metas da empresa para traçar as melhores estratégias, considerando o impacto nos equipamentos e instalações.

Portanto, quando se respeita a cultura da empresa, se forma uma equipe multidisciplinar e se constrói uma visão integral da manutenção protagonista é possível sistematizar as melhores práticas, gerar soluções com resultado e entregar serviços de manutenção com alto valor agregado.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

As etapas para a capacitação de uma equipe multidisciplinar:

  1. Construir um propósito e, a partir disso, o objetivo e os resultados almejados;
  2. Entender o contexto no qual está inserido (estratégias, processos e pessoas);
  3. Potencializar o mindset de crescimento, cuja a máxima é “todo o problema é uma oportunidade de melhoria”.
  4. Reconhecer que as competências complementares são essenciais para a análise e a solução definitiva dos problemas, consequentemente, para a garantia da disponibilidade, produtividade, qualidade e segurança.
  5. Definir a sistemática de trabalho da equipe: cronograma de reuniões e entrega de resultados; metodologia de identificação, análise e solução do problema;
  6. Propor as alternativas, analisá-las até chegar a um consenso;
  7. Desenvolver um plano de ação; implementar a solução; conferir o resultado; aprender com o processo e realizar os ajustes necessários;
  8. Determinar a continuidade e/ ou sugestão de melhorias;
  9. Avaliar os resultados obtidos na aplicação dos conhecimentos à resolução de problema ou melhoria e apreciar o impacto assertivo nesse processo.

 

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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