Manutenção e a Estratégia

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A estratégia é um plano antecipado de como fazer para alcançar o objetivo, inclui definir as metas e os passos chave a fim de ser competitivo e bem-sucedido. E, este plano contribui para que as principais políticas, objetivos, metas e ações de um empreendimento estejam conectadas.

A estratégia de manutenção ajuda a guiar o raciocínio, a tomada de decisão e as ações a serem implementadas, visando garantir uma vantagem competitiva. Segundo Vicente Falconi Campos, estratégia é a “Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. ”

Afinal, quais seriam as melhores estratégias de eficiência, de eficácia, de avaliação e de melhoria para Manutenção. Por exemplo:

FOCOESTRATÉGIAMÉTODO
EFICÁCIA
(fazer as coisas certas)
Definir indicadores desempenho; Definir ativos prioritários e manutenção; Intervir imediatamente nos  pontos fracos de maior impactoIndicadores-Chave de Desempenho (KPI’s); Indicadores Balanceados de Desempenho (BSC) Análise de Criticidade (CA); Matriz de Criticidade (CM); Análise Causa-Raiz de Falhas (FRCA ou RCFA); Análise do Modo e Efeito de Falha (FMEA); Método de Análise e Solução de Problemas (MASP).
EFICIÊNCIA (fazer certo as coisas)Planejar e prover recursos da manutenção preventiva; Otimizar a programação e    recursos do plano preventivoManutenção Centrada em Confiabilidade (RCM); Análise do Modo, Efeito e Criticidade de Falhas (FMECA); Análise de Risco de Otimização de Custo (RCO)
AVALIAÇÃO (determinar o valor agregado)Avaliar e controlar a manutenção; Analisar ciclo de vida dos ativos, otimização e substituiçãoAnálise da Confiabilidade (RA); Método do Caminho Crítico (CPM); Análise do Custo do Ciclo de Vida (LCCA)
MELHORIA  (aperfeiçoar o que está sendo feito)Melhorar continuamente e utilizar novas técnicasManutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance – TPM); Gestão Ativos; Manutenção Lean;
Fonte: Adaptado Márquez A C et al.,2009

É consenso que o setor de manutenção deve estar estrategicamente estruturado, ou seja: mapear, acompanhar e controlar seus processos e atividades de forma sistemática, fornecendo soluções capazes de otimizar os resultados que impactam positivamente na eficiência do processo produtivo.

Ok … Por que é tão importante que a Manutenção seja estratégica?

Simplesmente porque os serviços executados e entregues pela Manutenção influenciam diretamente na disponibilidade e performance dos equipamentos e na qualidade dos produtos bem como na produtividade e competitividade do negócio.

As estratégias e o aperfeiçoamento de suas respectivas técnicas estão relacionadas ao gerenciamento e aumento do ciclo de vida dos ativos.

Assim, a definição da estratégia de manutenção abrange a construção colaborativa e a compreensão da importância do propósito da manutenção estar alinhado a estratégia do negócio para que agregue valor as partes interessadas e garanta a efetividade da previsibilidade da rotina e competitividade da empresa.

Para isso, gestores e equipe de manutenção precisam saber qual o desempenho e o retorno financeiro que a empresa exige do setor de manutenção, devem ser capazes de “ver” o que se pretende alcançar.

Portanto, a estratégia de manutenção necessita de um direcionamento do que se deve fazer para chegar aonde se definiu chegar e, de como otimizar os recursos para fazer o que deve ser feito da maneira certa, isso é fundamental para manter uma equipe engajada e mobilizada.

Lembre-se , no Planejamento Estratégico da Manutenção é essencial considerar as perspectivas da Manutenção: Diretrizes e Estratégias; Mantenabilidade; Confiabilidade; Proatividade e Excelência.

Além disso, é de extrema importância identificar a maturidade da manutenção, partindo do levantamento de informações relevantes, dados e fatos confiáveis, a fim de melhorar o desempenho e satisfação de seus clientes.  

Dica Gênesis para o Gestor:

A partir da determinação de estratégias alinhadas as perspectivas de Manutenção, trace o plano de ação e monitore todo o processo para tomar decisões assertivas e implementar ações efetivas. Considere os seguintes elementos:

  • Metas reais e seus próprios planos estão relacionadas, juntamente com um orçamento para sustentar as ações. Também projetos mais importantes e essenciais para o alcance das metas.
  • Estratégias incluem ações de curto, médio e longo prazo, focalizando esforços e recursos bem como indicam os direcionadores para atingir a visão coerente com a missão, os valores e fatores de sucesso da manutenção.
  • Propósito reflete a visão, missão, posicionamento, valores e a abrangência da manutenção.
  • Capacitação é o ponto-chave porque permite desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes para efetividade do planejamento estratégico.

Pois, são pessoas capacitadas e mobilizadas com competências gerenciais, técnicas e operacionais que irão garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos visando os melhores  resultados com o menor custo.

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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