Manutenção e a Infraestrutura Gerencial

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Segundo Peter Drucker “A simplicidade tende ao desenvolvimento, a complexidade à desintegração. ”

E, simplicidade no ambiente de manutenção significa que cada membro da equipe:

    • É valorizado e assume seu papel como protagonista da manutenção;
    • Está capacitado e conectado ao propósito, objetivos e metas da manutenção, por consequência, da organização em que está inserido;
    • Compreende e cumpre sua função, responsabilidades e entregas;
    • Reconhece e divulga a manutenção como diferencial competitivo que agrega valor para o negócio (partes interessadas: funcionários, sociedade, clientes, acionistas, fornecedores e empresa como sistema harmônico);
    • Tem a sua disposição e utiliza a infraestrutura adequada e os recursos necessários para entregar serviços de manutenção de alto valor agregado.

A partir disso, o foco dessa publicação será apresentar de maneira simples a importância de uma infraestrutura de manutenção.

Então, o ponto de partida é a perspectiva de Diretrizes, cujo objetivo é planejar e desenvolver a infraestrutura gerencial da manutenção alinhada ao planejamento estratégico organizacional. Ou seja, a Manutenção deve conhecer e respeitar os direcionamentos da empresa para traçar as melhores estratégias, serviços e processos.

Ok, mas, de onde vem essa perspectiva de Diretrizes?

Bem, acreditamos que cada organização deve desenvolver seu próprio Sistema de Gestão da Manutenção alinhado ao Planejamento Estratégico Organizacional para obter resultados de excelência.

Pensando nisso, criamos e nos baseamos em um conjunto orgânico de elementos inter-relacionados para desenvolver um sistema de gestão da manutenção capaz de atingir o máximo desempenho e confiabilidade dos ativos com custos otimizados e riscos reduzidos.

Assim, surgiu o Sistema de Gestão da Manutenção Gênesis, composto por cinco perspectivas interdependentes: Diretrizes, Mantenabilidade, Confiabilidade, Proatividade e Excelência. Tudo fundamentado em metodologias inovadoras, tais como WCM, Pensamento Lean, Gestão de Ativos, TPM, entre outras.

Então, a fim de cumprir o objetivo da perspectiva de Diretrizes e alcançar os resultados projetados, devemos implementar planos, ou melhor, alguns procedimentos necessários para o desenvolvimento da infraestrutura gerencial da manutenção, tais como:

    • DEFINIR A ESTRATÉGIA DA MANUTENÇÃO, para isso, é importante saber qual é o desempenho que cada equipamento precisa atingir para que a empresa possa atingir seus objetivos e metas.
    • DEFINIR O PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO, a fim de estruturar os processos de planejamento, execução e controle dos gastos da manutenção necessários para garantir a disponibilidade e confiabilidade dos ativos.
    • FAZER PERIODICAMENTE O INVENTÁRIO DOS ATIVOS que a manutenção atende. Além disso, estabelecer um controle da depreciação dos ativos.
    • DEFINIR A CRITICIDADE DOS ATIVOS PARA O NEGÓCIO, o objetivo é traçar as melhores estratégias, serviços e processos bem como direcionar a aplicação de recursos.
    • DEFINIR A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, visa auxiliar na compreensão dos níveis de hierarquia e autoridade, além de mostrar a divisão do trabalho e responsabilidades. Lembrando, essa estrutura influencia diretamente o bom andamento dos processos e rotinas de manutenção.
    • DEFINIR AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO, significa, definir a melhor forma para organizar a manutenção, conforme as caraterísticas do negócio, tamanho da área das instalações, complexidade dos equipamentos, entre outros fatores. Isso, diz respeito a estratégia utilizada para coordenação e arranjo físico da manutenção.
    • DEFINIR O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO COMPUTADORIZADO – CMMS, utilizar um sistema de gerenciamento da manutenção computadorizado é imprescindível para fazer um gerenciamento orientado pelos resultados. Desta forma, as decisões são fundamentadas em informações confiáveis o que aumenta sua assertividade.
    • ESTRUTURAR OS PROCESSOS DE ATENDIMENTO E COMUNICAÇÃO, envolve fazer o mapeamento dos sistemas e processos da organização para conhecer a abrangência de atendimento da manutenção. Pois, estruturar os processos de atendimento e comunicação é fundamental para garantir a satisfação dos clientes da manutenção. Esses processos irão estreitar o nível de relacionamento com o cliente, o que é vital para fortalecer a manutenção.
    • DEFINIR INDICADORES DE PERFORMANCE E GERENCIÁ-LOS, auxilia na medição e acompanhamento do desempenho da manutenção quanto a seus processos, resultados e impacto positivo ou não para a empresa.

Logo, os resultados obtidos ao planejar e desenvolver a infraestrutura gerencial da manutenção, são: compreensão da situação efetiva da manutenção; definição das atribuições e responsabilidades; construção da base para sistematização da gestão da manutenção; alinhamento do planejamento estratégico da manutenção aos objetivos e metas organizacionais.

Portanto, infraestrutura se refere ao conjunto de boas práticas, processos e ações que visam a gestão dos serviços centrais, complementares e adicionais da área de manutenção, levando em consideração desempenho, custo e risco.

Da mesma forma, a infraestrutura oferece suporte para o funcionamento da estrutura instalada da manutenção e a garantia de recursos (financeiro, tecnologia, tempo, informações, equipamentos e administrativos).

Também, serve de apoio para que as pessoas possam executar as atividades com qualidade, segu­rança, produtividade, contribuindo para o aumento do desempenho da manutenção e satisfação dos clientes.

Então, prover infraestrutura adequada é fundamental para o cumprimento das metas e objetivos da manutenção.

Nesse contexto, é fundamental que Gestores e Equipe de Manutenção tenham a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e práticas, sejam proativos e estejam em constante evolução profissional, sempre dispostos a aprender e compartilhar saberes e boas práticas.

Além disso, os profissionais de manutenção devem ter um direcionamento claro e de fácil compreensão para que possa fornecer exatamente o que negócio necessita para continuar a ser lucrativo e sustentável.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

É responsabilidade da Liderança de Manutenção obter resultados de excelência na gestão da manutenção e, para isso, será necessário alinhar estratégias da manutenção aos objetivos organizacionais e estruturar os processos de manutenção sem perder o foco em engajar e fornecer os recursos necessários para a equipe de manutenção.

Para tanto, precisa reconhecer o “Presente como ele é”, ou seja, tomar consciência do momento atual da Gestão da Manutenção. Isso leva a determinar o grau de maturidade da manutenção.

E, a fim de lhe auxiliar nesse diagnóstico, propomos a seguinte classificação do grau de maturidade da manutenção e os objetivos a serem alcançados para cada etapa:

MANUTENÇÃO DIÁRIA:

    • Estruturar e organizar a manutenção a fim de garantir a efetividade no planejamento e programação dos serviços, foco em atuação baseada no tempo.
    • Executar as intervenções com agilidade, qualidade, segurança e competência dotado de infraestrutura e recursos adequados.
    • Gerenciar os indicadores de performance da manutenção a fim de ter o controle mínimo dos resultados e entregas da manutenção para os seus clientes.

MANUTENÇÃO CONSOLIDADA:

    • Tornar o processo de manutenção mais robusto e confiável, atuando de forma padronizada com monitoramento e análise crítica dos resultados a fim de garantir a eficácia da Manutenção.
    • Analisar as ocorrências de determinados problemas com foco em criar contramedidas para a causa raiz.
    • Estabelecer sistemática de atuação baseada na condição dos equipamentos para agregar na confiabilidade.
    • Desenvolver as competências técnicas e de gestão dos profissionais de manutenção.

MANUTENÇÃO PROATIVA:

    • Elevar o desempenho da manutenção com o intuito de antecipar as necessidades dos clientes e eliminar os desperdícios no processo de manutenção.
    • Aprimorar a comunicação com os clientes e partes interessadas.
    • Conquistar a colaboração da operação para que seja um parceiro na realização do diagnóstico de falhas e na conservação dos equipamentos.
    • Gerenciar os fornecedores de materiais e prestadores de serviços de forma efetiva, além disso, desenvolvê-los continuamente.

MANUTENÇÃO OTIMIZADA:

    • Otimizar o ciclo de vida útil dos ativos e os custos associados, com uma visão de melhoria contínua para o aumento da disponibilidade e performance dos ativos e qualidade dos produtos/ serviços.
    • Estabelecer as condições adequadas para incremento tecnológico, bem como, a utilização da manutenção centrada em confiabilidade.
    • Participar ativamente nos processos de aquisição e projeto dos ativos propondo modificações baseadas no conhecimento técnico e histórico.

MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA:

      • Alcançar a excelência no processo de Manutenção por meio da gestão global dos ativos de forma sustentável em consonância com as diretrizes organizacionais e aos padrões de classe mundial.
      • Gerenciar com maestria a rotina e a melhoria no processo de manutenção a partir da implementação de um sistema de gestão de manutenção customizado baseado no ciclo PDCA (planejamento, execução, controle, ação de melhoria e aprendizado contínuo). Ser reconhecido como um diferencial competitivo para o negócio e ter apoio pleno da alta direção.

 

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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